• cceadpucrio

COMPLEMENTAÇÃO ÀS ORIENTAÇÕES DIVULGADAS PELA VRAC ATIVIDADES DE ENSINO NO FORMATO NÃO PRESENCIAL

Prezados Professores,

Diante da retomada das atividades de ensino, a partir da próxima segunda-feira dia 23 de março, temporariamente no formato não presencial, cabe complementar as orientações gerais já divulgadas pela VRAc e que reenvio em anexo.

É essencial que cada professor ative sua disciplina na plataforma Moodle da CCEAD. O usuário e senha para acesso são os mesmos do SAU online, que todos usam para, pelo menos, lançar graus. Ativada a disciplina, a lista de alunos matriculados será importada (após um intervalo). Além do mecanismo comum de mensagens pelo PUC Online, os endereços de e-mail dos alunos estarão disponíveis no Moodle.

Ainda que o professor opte por utilizar outros mecanismos e ferramentas para desenvolver as atividades de ensino à distância com seus alunos, é a ativação do curso no Moodle que indica que as atividades da disciplina foram retomadas. Embora as aulas de laboratório de Física, Química e do Ciclo Profissional só venham a ser retomadas quando voltarmos ao ensino presencial, é importante que estas disciplinas também sejam ativadas agora.

Minimamente, o professor deverá publicar no Moodle, semanalmente, um roteiro das atividades a serem realizadas pelos alunos como, por exemplo, tópicos a estudar na semana, leituras indicadas e exercícios a resolver. Além disso recomenda-se fortemente que os professores ministrem aulas a distância através de uma das plataformas indicadas pela VRAc (o BigBlueButton, BBB, já integrado ao Moodle ou o Zoom).

A PUC-Rio disponibilizou mil licenças do Zoom para uso dos professores, bastando fazer login com um e-mail do domínio @puc-rio.br (não existe necessidade de e-mail @puc-rio.br para os alunos). Quem já utiliza outra plataforma não precisa migrar para estas. Mas a CCEAD fornecerá tutoriais e amplo suporte para o uso destas duas.

Cada professor poderá utilizar os mecanismos e ferramentas que achar mais convenientes, quando estiver ministrando disciplinas de turma única. No caso de disciplinas com múltiplas turmas, os professores envolvidos deverão se organizar para ministrar as disciplinas de maneira uniforme e informar ao Coordenador de Graduação do Curso. Para disciplinas do Ciclo Básico, que já contam com um Coordenador de Disciplina, o próprio coordenador será responsável por esta organização.

As aulas a distância devem, prioritariamente, ser ministradas ao vivo, mas podem ser pré-gravadas, se necessário. É fundamental que as aulas ao vivo respeitem o horário que estava previsto para as aulas presenciais, evitando conflito de horários entre as disciplinas em que o aluno estiver matriculado. Eventuais vídeos pré-gravados e outros materiais para uso sem a presença do professor devem constar na programação semanal do curso.

Todas as provas e avaliações inicialmente programadas no formato presencial só serão realizadas após o retorno a este regime. Deverão ser espaçadas adequadamente, com a realização de aulas presenciais para breve revisão dos conteúdos ministrados a distância. O cronograma para provas, aulas de revisão e reposição das aulas de laboratório, só poderá ser elaborado quando tivermos uma previsão da data do retorno às atividades presenciais.

Contamos com a colaboração de todos para superar esta crise. As questões e dúvidas, que certamente surgirão, devem ser dirigidas aos Coordenadores de Curso. Fiquem também à vontade para me consultar diretamente, pelos e-mails larsmello@puc-rio.br ou larsmello@gmail.com.

Siga os links abaixo e consulte o site da CCEAD para informações adicionais:

Prof. Luiz da Silva Mello

Decano do CTC