Em tempos de adaptação a novas rotinas, a novos processos pedagógicos, a novas formas de se relacionar, criamos este espaço, dedicado ao compartilhamento de boas práticas envolvendo o processo de ensino-aprendizagem online e o uso criativo dos recursos e ferramentas do AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ONLINE DA PUC-RIO. 

Mais do que nunca, é fundamental o apoio de todos à partilha solidária de experiências relacionadas a Educação Digital entre professores de todos os cursos, de todos os departamentos, de toda a nossa Universidade. Sua participação é fundamental!

    TEXTOS: 5

          VÍDEOS: 2

      ÁUDIOS: 1

contribuições

Professor, Professora:

É possível enviar a sua contribuição de várias formas:

1. TEXTO: RELATO DE PRÁTICA: O QUE ESCREVER?

 

Faça um texto de até 2000 caracteres (com espaços) e conte a sua história. A ideia é ajudar professores a desenvolverem novas práticas com o apoio de ferramentas e processos em Educação Digital. Sim, as realidades podem ser diferentes mas os desafios enfrentados muitas vezes são os mesmos. Quem sabe a sua experiência não vai ao encontro das necessidades de outros professores?
Afinal, promover a aprendizagem no meio on-line é mais do que uma atividade formativa; é, também, uma ação de acolhimento e solidariedade.

Então mãos à obra! Compartilhe uma ou mais boas práticas. O seu depoimento é fundamental  para o nosso
atual processo de transição.

Envie o arquivo de texto para o e-mail falapucrio@ccead.puc-rio.br (assunto: FALA, PUC RIO). 

2. ÁUDIO: DICAS DE GRAVAÇÃO USANDO O SMARTPHONE

 

2.1 Desabilite os sons do seu celular, como notificações, mensagens, ligações, etc. O ideal é colocá-lo no Modo Avião, pois assim não há possibilidade de interrupção e as funções de gravação continuam inalteradas. Para gravar, use o aplicativo de áudio de sua preferência.

2.2 Evite barulhos como conversas de terceiros, tvs, música ambiente, ar-condicionado, etc. Tudo isso impacta na qualidade da sua gravação. Por exemplo, ao se gravar em ambientes externos, um dos maiores obstáculos é o vento, que na gravação se transforma em ruído. Grave em um local fechado, de preferência.

2.3 Ao gravar sua voz, posicione o microfone a uma distância razoável da boca para assegurar uma captação clara do áudio, e quando estiver segurando o aparelho durante a gravação, preste atenção para não cobrir o microfone com sua mão.

Envie o arquivo de áudio para o e-mail falapucrio@ccead.puc-rio.br (assunto: FALA, PUC RIO). 

3. VÍDEO: DICAS DE FILMAGEM USANDO O SMARTPHONE

 

3.1 PLANEJANDO A SUA FILMAGEM

Antes de iniciar qualquer gravação é preciso planejar o conteúdo a ser filmado, do mesmo modo que você planeja uma aula presencial. O primeiro passo é elaborar um roteiro de filmagem.

O objetivo é economizar tempo de trabalho e proporcionar uma melhor experiência de consumo audiovisual para os seus colegas ou alunos.

3.2 EQUIPAMENTO

A maior parte dos celulares e smartphones atuais já possuem câmeras e microfones embutidos capazes de produzir vídeos com qualidade mais do que satisfatória. Da mesma forma, caso tenha acesso a equipamentos e softwares de edição de vídeo, maravilha. Mas eles não são necessários, basta que você lembre de planejar o seu depoimento ou a sua aula de forma a evitar a necessidade de cortes e edições.

Não exija tanto de si mesmo(a). Lembre-se que o mais importante é comunicar de forma clara e direta.

 

3.3 POSICIONANDO A CÂMERA DO SMARTPHONE

 

Prefira posicionar o seu smartphone sempre na horizontal de modo a respeitar o formato da tela que o seu vídeo será reproduzido, seja no monitor do computador, no celular, tablet ou mesmo na televisão. Não se esqueça de limpar a lente da câmera com um paninho antes do início da filmagem. Para evitar filmagens tremidas e garantir a estabilidade da imagem, utilize um tripé de câmera ou simplesmente apoie o seu smartphone em um objeto ou suporte fixo. Evite planos muito fechados ou muito abertos. Capriche no enquadramento. Experimente!

 

3.4 ILUMINAÇÃO

A iluminação do espaço onde será realizada a filmagem é fundamental para se obter uma boa imagem. Verifique se o ambiente não é muito escuro nem muito claro. O flash da câmera do celular pode tanto ajudar como atrapalhar. Uma dica é tirar uma foto e ver o resultado antes de iniciar a filmagem.  E não se esqueça: sempre que possível, aproveite a iluminação natural.

 

3.5 SOM

Procure ambientes silenciosos, com o mínimo de ruídos e interferências sonoras. O objetivo é garantir uma boa qualidade de áudio de forma a não prejudicar o bom entendimento do que está sendo dito.

Envie o arquivo de vídeo para o e-mail falapucrio@ccead.puc-rio.br (assunto: FALA, PUC RIO).