• cceadpucrio

SOBRE AS REDES E A TRANSIÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS PARA O FORMATO DIGITAL

Neste período de suspensão de boa parte das atividades presenciais ao redor do mundo começa a surgir uma preocupação geral com o aumento do volume de tráfego de dados na internet e suas possíveis consequências para a sociedade como um todo.

Independentemente deste período extraordinário de aumento imprevisto do tráfego na internet, sempre que trabalhamos com educação digital é bom ter em mente que nem todos os estudantes/alunos/cursistas possuem acesso a uma internet banda larga de boa qualidade. Ainda, no momento atual, mesmo estes casos privilegiados estão tendo que compartilhar a sua rede particular com pais e familiares que mantém os seus trabalhos em regime de Home Office e acessam a rede para receber informações sobre a situação atual, para entretenimento e muitas outras atividades.

Sendo assim, sempre que possível, na hora de criar e/ou disponibilizar materiais e arquivos digitais para os seus alunos, seja no AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ONLINE DA PUC-RIO ou em qualquer outra plataforma digital, prefira trabalhar com materiais leves, ou seja, arquivos de menor tamanho possível. Não se esqueça de planejar a sua filmagem de forma a transmitir o seu conteúdo da forma mais direta possível, e assim, diminuir o tempo de vídeo (e consequentemente o tamanho do arquivo). Ainda, estimule o compartilhamento de arquivos entre os alunos em fóruns e espaços compartilhados e evite downloads desnecessários. Tenha em mente que na maior parte dos casos o importante não é um material em alta resolução e sim o conteúdo a ser transmitido; e principalmente o uso pedagógico que cada professor faz deste material.

CCEAD PUC-Rio

0 visualização0 comentário